Tempo para abrir empresa em Nova Veneza é de 12 minutos

Tempo para abrir uma empresa, no ano de 2021, era de oito dias no município

Criada em março do ano passado, a Sala do Empreendedor de Nova Veneza vem realizando diversos trabalhos para os microempreendedores e empresários do município. E um dos benefícios foi a diminuição do tempo de espera para abrir uma empresa na cidade. O que em 2021 se esperava oito dias, em 2024 este tempo caiu para 12 minutos em média.

“Nova Veneza já é uma cidade muito procurada para abrir novas empresas, recebemos muitas visitas e estas novas ferramentas vêm auxiliando para esse interesse de empresários a virem para o nosso município”, destaca Claudio Luiz Marques, coordenador da Sala do Empreendedor.

Esta iniciativa é consequência da Lei de Liberdade Econômica municipal, à adesão ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e à estruturação da Casa do Empreendedor. “Com essa parceria alcançamos essa conquista extraordinária no cenário empresarial do nosso município e da região”, pontua.

Atualmente o município conta com 1716 empresas ativas. “A nossa cidade se destaca por ser um local propício para a instalação de novas empresas. Além, é claro, de empresas que nasceram aqui e se destacam mundialmente. Isso faz bem para o município, gera renda e emprego e faz a cidade prosperar e muitos setores”, afirma o prefeito Rogério Frigo.

A Sala do Empreendedor de Nova Veneza oferece os seguintes serviços:

·       Formalização das inscrições dos novos microempreendedores individuais;

·       Emissão de guia DAS;

·       Declaração de Faturamento do MEI (DASN-SIMEI);

·       Parcelamentos para o MEI;

·       Regularização cadastral no município;

·       Emissão de Alvará de Funcionamento;

·       Orientações a respeito da abertura, funcionamento e formalização de uma atividade.

Documentação e informações necessárias para realizarmos os atendimentos presenciais

·       Dados pessoais: RG, dados de contato, e-mail, telefone (celular) e Comprovante de residência atual (se possível, com número do IPTU).

·       Dados do seu negócio: tipo de ocupação, forma de atuação, nome fantasia e local onde o negócio é realizado.

·       Senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal – Plataforma  gov.br

•                    Se você já possui o cadastro a conta gov.br deve ter o nível Prata ou Ouro;

•                    Se ainda não possui, clique na opção Fazer Criar conta gov.br.

A sala está localizada no setor de Planejamento e Urbanismo, no prédio da Prefeitura, que fica na Travessa Oswaldo Búrigo, 44, no centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.