Nova Veneza promove mês cultural

Eventos buscam movimentar a cidade nas próximas semanas.

O calendário de setembro e outubro promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza contará com três eventos culturais. Na programação apresentações, exposições, decoração e muito mais. O primeiro evento acontece nos dias 19, 20 e 21 com a Primavera dos Museus. No dia 22 será realizado o 1º Acampamento Campeiro em Comemoração da Semana Farroupilha. Já no dia 23 a abertura da Primavera de Nova Veneza onde a cidade vai entrar no clima da estação das flores até o dia 14 de outubro.

Segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni, o objetivo é tornar Nova Veneza um espaço repleto de atrações culturais nos próximos dias. “Queremos proporcionar a comunidade e aqueles que nos visitam momentos de cultura e lazer. A Primavera dos Museus é direcionada para visitação das escolas incentivando a conhecerem o Museu do Imigrante. Já o Acampamento Campeiro comemora a Semana Farroupilha e toda a ligação que temos com os tropeiros e cultura gaúcha que, desde a época da colonização realizavam o escambo em nossa cidade. E para finalizar teremos a Primavera em Nova Veneza que integra o calendário anual de eventos. Será um mês de muitas atrações, como apresentações locais e exposições”, destacou.

Primavera dos Museus

O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca desenvolve nos dias 19, 20 e 21 de setembro ações culturais sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e sua relação com a educação. A programação faz parte da 12ª Primavera dos Museus realizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que tem o tema “Celebrando a educação em museus”.

“O tema tem o objetivo de mostrar que museus deixaram de ser instituições de cristalização do passado e são fundamentais no ensino e educação fora das escolas e universidades. O Museu do Imigrante estará realizando ações culturais com todas as escolas do município, mostrando a importância da preservação do patrimônio cultural, principalmente o patrimônio museológico. As atividades propõem uma reflexão sobre o papel de cada um na preservação do patrimônio cultural e como podemos contribuir para que isto ocorra. Assim, o Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca se mostra no cenário nacional como uma instituição que se preocupa com a preservação da cultura e patrimônio neoveneziano”, informou o museólogo, mestre e dourando em Ciência da Informação, Leonardo Hermes Lemos.

Evento é gratuito e o agendamento de horários pode ser feito pelo telefone: (48) 3471-1790.

Comemoração da Semana Farroupilha

O 1º Acampamento Campeiro em Comemoração da Semana Farroupilha será realizado no sábado, 22 de setembro e tem como objetivo valorizar e aproximar a cultura tradicionalista presente na cidade desde a colonização em 1891 quando os tropeiros vindos da Serra iniciaram as trocas, conhecidas como escambo. O evento é uma parceria em conjunto com o CTG Fronteira da Serra e EB Studio de Dança de Salão Ernesto Brugnera. Entre os principais momentos da programação está o acendimento da chama crioula, oficinas, apresentações e muita tertúlia livre, na praça da Chaminé.

“Em Santa Catarina somos fortemente influenciados pela tradição Gaúcha e que em Nova Veneza teve papel fundamental para o seu desenvolvimento, na época das tropeadas com o planalto serrano e Rio Grande do Sul, e hoje tem importância financeira muito grande na economia, ligado ao agronegócio feiras, eventos, pecuária e equinocultura. Desta forma, queremos levar para o público em geral, que não é adepto a rodeio, o que é um CTG, os costumes, a tradição, as formas de convívio, enfim mostrar um ambiente familiar, relacionado a lida campeira, ou tropeirismo, tema das comemorações Farroupilhas”, ressaltou o patrão do CTG Fronteira da Serra, Edgar Fretta.

O evento será gratuito com venda de carreteiro de charque e costela de fogo de chão. Informações: (48) 99916-1478.

Primavera em Nova Veneza

Para comemorar a chegada da época mais colorida e florida do ano na Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana será realizada a primeira edição da Primavera em Nova Veneza de 23 de setembro a 14 de outubro, na praça Humberto Bortoluzzi. Na programação apresentações culturais com dança e música a cada domingo, exposições artísticas, entre outras. Evento gratuito. Informações: (48) 3471-1758.

“A Primavera em Nova Veneza é mais um evento gerador de fluxo turístico que estamos inserindo no calendário anual como forma de movimentar ainda mais a cidade. Teremos espaços temáticos decorados com flores, passando pela Ponte dei Morosi e a Praça Humberto Bortoluzzi. E haverá apresentações culturais locais durante todos os finais de semana, é uma forma de valorizar nossa cultura e o que temos de melhor”, salientou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni.

Para o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo os eventos movimentam a cidade, com mais atrativos para os neovenezianos e visitantes. “É uma forma de atrair os neovenezianos a participem e aproveitem com a família todos os eventos realizados na cidade e também os visitantes a nossa cidade. A cultura e o turismo estão entre as prioridades, porque o governo entende que o fomento do setor é uma ferramenta de desenvolvimento da cidade” destacou o gestor.