Julho Amarelo: prefeitura intensifica conscientização sobre hepatites virais

Agentes de saúde irão realizar ações nos estabelecimentos do município

Neste mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Veneza, irá promover ações com as agentes de saúde em salões de beleza, barbearias e tatuadores e para a conscientização e prevenção das hepatites virais. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão sendo oferecidos testes rápidos gratuitos para a população.

Por serem doenças silenciosas, que atingem o fígado em um processo infeccioso, as hepatites virais muitas vezes evoluem para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose, sem que o paciente tenha um diagnóstico. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, menos frequentes.

As formas de prevenção são simples e todos devem ficar atentos. “Nós destacamos que os cuidados e prevenção são simples. As pessoas não devem compartilhar objetos como seringas, lâminas e alicates. Além do mais, é importante o cidadão verificar se a vacina contra a hepatite B está em dia”, destaca o secretário de Saúde, César Pasetto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas Américas cerca de 5,4 milhões de pessoas vivem com infecções por hepatite B, enquanto 4,8 milhões estão infectadas com hepatite C. Apenas 18% dos que vivem com hepatite B sabem que estão infectados e apenas 3% recebem tratamento.