Cachorro é adotado por equipe da limpeza e vira atração em Nova Veneza

Betowen tem casa, mas prefere estar com a equipe que faz as limpezas nas ruas do município

A equipe de limpeza urbana de Nova Veneza ganhou um novo funcionário, há alguns anos, mas não é um empregado comum. O novo trabalhador se chama Bethowen e é um vira-lata caramelo, que não perde uma carona na Kombi da Secretaria de Obras e muito menos os horários de café e almoço da equipe.

O Bethowen até tem dono, mas o local preferido dele é estar todos os dias batendo ponto no pátio de máquinas da prefeitura e acompanhando a limpeza das ruas. “O dono dele trabalha na garagem, por isso ele vem todos os dias, mas não fica com ele, prefere sair de Kombi e nos acompanhar nos trabalhos de todos os dias. Quando escuta o barulho do motor da Kombi, já vem correndo para não perder a viagem”, comenta Clenor Rodrigues da Luz, que atua há mais de 20 anos na prefeitura de Nova Veneza.

De acordo com os funcionários, todos os trabalhadores cuidam do Bethowem e sempre espera ele para ir trabalhar, quando não aparece, algo está errado. “Um dia tentaram envenenar o bichinho, logo levamos para o veterinário para tomar a medicação e deu tudo certo. Está aqui com a gente sempre”, lembra José Barbosa.

O cachorro além de não perder um passeio pela cidade mais italiana de Santa Catarina, ainda é presenteado com rações que os amigos e próprios funcionários da prefeitura compram para deixar o doguinho sempre bem disposto para as tarefas do dia. A equipe que o Bethowen escolheu, trabalha é responsável pela manutenção e limpeza de praças e ruas de Nova Veneza.