Nova Veneza instala nove câmeras OCR

Município conta com nove equipamentos que visam auxiliar no combate à criminalidade e infrações de trânsito

A segurança pública de Nova Veneza ganhou mais um importante aliado contra a criminalidade, o sistema de câmeras com tecnologia OCR. Os equipamentos que possibilitam o reconhecimento óptico de imagens e placas de veículos e o cruzamento de informações, facilitando a identificação de práticas criminosas e de possíveis irregularidades nos veículos, já iniciaram a operação no município.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, a cidade já conta com nove câmeras OCR. O investimento anual para a manutenção dos equipamentos é de R$ 77.600,00. Com ele, o órgão de trânsito da prefeitura, Polícia Militar e Civil terão o acesso aos vídeos capturados pelas câmeras em tempo real e salvos em um banco de imagens.

“Com esse tipo de equipamento nós, do departamento de trânsito e as polícias Civil e Militar, vamos poder visualizar e monitorar veículos que apresentam as mais diversas irregularidades, bem como veículos envolvidos em práticas ilícitas e/ou com registro de  furto ou roubo. Também vamos ter acesso a dados estatísticos dos veículos que chegam no município e até identificar indivíduos que cometeram algum crime em Nova Veneza ou em outras cidades”, destaca o diretor do Departamento de Trânsito, Murilo Gonçalves.

O prefeito Rogério Frigo destaca o investimento realizado em parceria com as Polícias Militar e Civil no município. “Quando nos apresentaram essa ideia, no ano passado, estudamos a melhor forma de investir nestes equipamentos, que não temos dúvidas que vai auxiliar no combate à criminalidade e também às infrações de trânsito. É mais segurança para toda a população de Nova Veneza”, pontua.