Após restauração, gôndola vai reabrir para visitação em Nova Veneza

Única embarcação típica italiana na América Latina estará disponível para visitação a partir dos próximos dias

Após passar por um processo de restauração, a Gôndola Lucille, um dos principais cartões-postais de Nova Veneza, estará novamente à disposição dos visitantes na Praça Humberto Bortoluzzi nos próximos dias. A embarcação, que foi doada pela Província de Veneto, na Itália, é a única na América Latina.

A Gôndola é uma embarcação italiana que é utilizada, principalmente por turistas, para navegar pelos canais de Veneza, na Itália. Em Nova Veneza, ela fica em exposição em um lago artificial e recebe dezenas de turistas diariamente. “A gôndola foi um marco no turismo da nossa cidade e por isso temos tanto cuidado na preservação e segurança para que ela continue sempre à disposição de todos que visitam a nossa praça. A gôndola é um ponto de encontro de todos que chegam na praça, seja para ir nos restaurantes ou apenas tirar uma foto com este belo atrativo”, comenta o prefeito Rogério Frigo.

Além da repaginação da embarcação, a Prefeitura instalou um sistema de monitoramento por câmeras 24 horas e barreiras a laser para evitar a entrada de vândalos. “A gôndola é um patrimônio e como qualquer outro precisa ser preservado e cuidado por todos. Com essa medida, vamos ter total controle e monitoramento de eventuais transtornos que podemos ter”, comenta a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

Curiosidade

Existem apenas outras três cidades, fora da Itália, que possuem uma gôndola original de Veneza. As cidades são São Petersburgo, na Rússia, Toronto, no Canadá e Nova Veneza. Em Las Vegas, nos Estados Unidos também existe uma embarcação deste tipo, mas não no tamanho oficial.