Fundave e Felinos do Aguaí promovem castração gratuita de animais domésticos

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) firmou uma parceria com o Instituto Felinos do Aguaí para realizar castração em cães e gatos. A ação vai abranger as comunidades que compreendem o entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que são: Rio Cedro Alto, São Bento Alto, São Francisco e Vila Maria. O serviço será oferecido de forma gratuita e tem como objetivo reduzir a transmissão de doenças aos animais silvestres que vivem naquela região. 

A bióloga e coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, Michele Ribeiro Luiz, explica que o primeiro passo é fazer um levantamento das pessoas que moram no entorno da reserva e os animais que elas possuem. “É bom saber quantos e quais animais precisam ser castrados e se a pessoa vai querer que seu animal seja castrado, porque ainda tem resistência de algumas pessoas quanto a castração”, explica Michele.  

A bióloga ainda ressalta que irá às propriedades para conversar com as famílias e entregará um material educativo sobre a zoonose. “Vamos destacar medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia para evitar a transmissão de doenças entre animais e seres humanos. Também vamos comentar sobre a relação entre animais domésticos e silvestres e sobre a importância da castração, tendo em vista reduzir as populações de cães e gatos domésticos”, comenta.  

O presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, explica que a partir de quinta-feira (29) a equipe da fundação e do Instituto Felinos do Aguaí vão começar a fazer visitas aos moradores que vivem no entorno da reserva, para alertar sobre a conscientização, fazer o levantamento e também realizar o cadastro de quem quer participar da ação. “Será oferecido com o programa um serviço de castração gratuita, onde as pessoas cadastradas poderão castrar seus animais domésticos. Tendo autorização do tutor, será realizado o agendamento e a Unibave vem buscar o animal para a castração e depois traz de volta”, pontua Dal Molin.   

A campanha ainda conta com a parceria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).