Exposição fotográfica homenageia os moradores de Nova Veneza

Nova Veneza comemora 130 anos de colonização e 63 político-administrativo, na próxima segunda-feira (21), mas em virtude da pandemia da Covid-19, o Governo Municipal não vai poder realizar a tradicional Festa da Gastronomia Típica Italiana. Mas a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo está preparando atividades para marcar o aniversário do município. E uma delas é a exposição fotográfica “Nossos trabalhos, nossas conquistas”, que homenageia os moradores da cidade, através de 18 cidadãos neovenezianos.

A secretária Carolina Ghislandi, explica que a homenagem se deu pela representatividade que estas pessoas tem na história de Nova Veneza. “O trabalho que elas realizaram e realizam, o oficio que ao longo da vida elas ofereceram para a cidade. Temos ofícios que fazem parte da nossa história desde o início da colonização e que vieram com os imigrantes da Itália e seus descendentes deram continuidade”, comenta.

Inicialmente a ideia era apenas as bandeiras comemorativas que são penduradas nas vias da ciadade, em época de festa, mas a secretária comenta que as histórias dessas pessoas são tão bonitas, que decidiram fazer uma exposição aprofundando mais a história de cada uma. “Decidimos ampliar a homenagem inicial, e agora a exposição ficará disponível nos próximos 30 dias para quem quiser conhecer um pouco mais dessas histórias. Optamos nesse ano homenagear as pessoas que trabalham e trabalharam pela cidade. E essas pessoas que foram fotografadas representam todos os cidadãos de Nova Veneza que contribuíram para a construção da nossa cidade”, explica Carolina.

Uma das pessoas fotografadas foi o Fernando Bongiolo, chef de cozinha e empreendedor da cidade. “Fiquei muito feliz e honrado em ser umas das pessoas homenageadas. É muito gratificante exercer sua profissão e ao mesmo tempo contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, comenta Bongiolo.

José Luiz Ronconi foi um dos fotógrafos convidados para realizar o trabalho e garante que foi uma experiência inovadora e de aprendizado. “A Secretaria foi muito feliz na escolha desse trabalho, resgatar e valorizar essas pessoas do passado e reconhece-las, pois os registros foram feitos agora, no atual momento delas em seus ambientes de trabalho. A fotografia tem um papel fundamental nessa rememoração, na lembrança dos antepassados”, pontua Ronconi.

A exposição está localizada ao lado da Gôndola, na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro de Nova Veneza. Ainda, no espaço preparado pela Secretaria, contém objetos que representam cada profissional e profissões fotografadas.