Programa Defesa Civil na Escola forma 101 estudantes em Nova Veneza

Participaram da iniciativa quatro escolas da rede municipal de ensino

O município de Nova Veneza aderiu ao Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em parceria com a Secretaria de Educação de Nova Veneza e Defesa Civil municipal. E este ano, quatro escolas da rede municipal de ensino participaram da iniciativa que se encerrou e formou 101 estudantes nesta terça-feira (5).

As escolas que participaram do programa foram a Líbero Ugioni, da comunidade de São Francisco; Escola Municipal Caravaggio, no distrito de Caravaggio; Vitor Savi, no Jardim Florença e Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto.

O coordenador da Defesa Civil de Nova Veneza, Carlos Savi, parabenizou os alunos. “Ouvimos dos estudantes sobre as atividades desempenhadas em como se comportar e agir em situações extremas como calor, ventos, enchentes, vendavais, deslizamentos, entre outros. Percebemos que eles absorveram muito bem o conteúdo e houve um envolvimento de todos nas escolas”, comenta.

O gerente regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, participou da entrega dos certificados e enfatizou a importância do projeto. “Este é um programa que contribui para melhorarmos a nossa sociedade e completa 10 anos. É através da educação que transformamos vidas. Traz muitas questões como trabalho em equipe e conscientização sobre as situações de desastres que o nosso estado, ultimamente, vem sendo acometido. E através deles é que podemos ter um planeta melhor no futuro”, afirma.

O programa é inédito no Brasil e além dos estudantes, capacita os estudantes para atuarem de forma compartilhada na gestão de desastres. Atualmente, são 209 municípios que participam e envolvem mais de 600 escolas em todo o estado.

“Este é o tipo de parceria que o município sempre vai fazer questão de fazer. Projetos de conscientização são importantes e refletem diretamente no dia-a-dia das nossas comunidades. Hoje, Nova Veneza não sofre com grandes enchentes, como no passado, mas é fundamental estarmos sempre alerta e o cidadão também estar capacitado para auxiliar as forças de Defesa Civil quando se faz necessário”, pontua o prefeito Rogério Frigo.