Nova Veneza faz testagem pelo Mês das Hepatites Virais

Mais de 50 pessoas realizaram o teste oferecido gratuitamente

Testes rápidos de sangue são a principal forma de diagnosticar hepatites B, C e outras doenças sexualmente transmissíveis. E durante todo o mês de julho, quando são realizadas diversas ações para conscientização das hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Nova Veneza realizou diversas ações através das agentes de saúde e unidades básicas do município. Na manhã desta sexta-feira (28), para encerrar as atividades do mês, foi realizada testagem rápida em mais de 50 pessoas na Praça Humberto Bortoluzzi.

A Secretaria de Saúde destaca que atualmente existem tratamentos para as hepatites B e C. Por isso, é importante realizar os testes rápidos e que na rede de saúde são gratuitos. “O importante é ter o diagnóstico o quanto antes para que os profissionais possam encaminhar para o melhor tratamento”, destaca o secretário de Saúde, César Pasetto.

As hepatites virais B e C são transmitidas por meio do contato com sangue contaminado como, por exemplo, no compartilhamento de instrumentos não esterilizados em estúdios de tatuagens, colocação de piercings, salões de beleza, consultórios odontológicos e também uso de drogas. Outras formas de transmissão são: relações sexuais sem o uso de preservativo e vertical (quando a doença é transmitida de mãe para filho).