Biblioteca com 25 mil livros será inaugurada este mês em Nova Veneza

Espaço também abrigará a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo

O município de Nova Veneza, com pouco mais de 14 mil habitantes, contará com um novo instrumento cultural à disposição da população. No próximo dia 20 de maio, às 10h, na rua Nicolau Pederneiras, a Prefeitura inaugura o Espaço Cultural Família Bratti Sachet, que vai abrigar a Biblioteca Municipal – Acervo Celestino Sachet. O local irá contar com mais de 25 mil títulos e também será a nova sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

O casarão da década de 40, pertence a família Bratti Sachet e está sendo cedida ao município, em forma de comodato, pelo período de 10 anos. Os livros que irão ficar à disposição para pesquisas no local, pertencem a Celestino Sachet, hoje morador de Florianópolis, que fez a doação para a cidade.

“Será um novo espaço, onde a população vai poder usufruir com muitos títulos da nossa literatura catarinense, brasileira e até estrangeira. O espaço estará aberto para todos que procurarem um lugar tranquilo, dentro de um dos prédios históricos que temos aqui”, destaca a secretária de cultura, Carolina Ghislandi.

O local foi totalmente reformado, preservando a história e arquitetura da casa, que fica localizada na Rua Nicolau Pederneiras, bem no centro da cidade. Agora, cabe ao município continuar preservando e mantendo a casa. “Ficamos felizes com a iniciativa da família em oferecer para o município este espaço, que vai agregar ainda mais com a nossa cultura e também será uma forma de incentivar a leitura. A casa vai estar sempre aberta para atender os nossos alunos e quem desejar encontrar um bom livro para ler”, destaca o prefeito Rogério Frigo.