Nova Veneza promove Semana Municipal da Família

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Veneza irá promover a Semana da Família, com o tema “O melhor é viver em família, aperte mais este laço”, que faz parte do calendário anual oficial de eventos da cidade. A programação inicia no próximo dia 9 e se estende até o dia 13 de agosto. As ações serão executadas nas escolas, Afave e para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A gestora do Fundo Municipal de Assistência Social, Janaina Policarpi, conta que o principal objetivo é promover a reflexão e a discussão sobre o conceito de família na sociedade atual e seus problemas econômicos, sociais, culturais, éticos e morais. “No momento atual tão conturbado, requer mais atenção à preservação da harmonia familiar. A proposta de trabalhar o tema é que as decisões tomadas pela família são sementes plantadas para o futuro. Incentiva a desfazer os nós que os prendem” comenta.

Neste ano, em virtude da pandemia, a programação foi elaborada de forma diferente, com atividades que respeitassem as regras de combate à Covid-19. “Não queríamos deixar esta data passar, sem nenhuma comemoração, mas precisamos respeitar as exigências sanitárias. Tivemos que adaptar nossas ações, mas ainda assim, vamos conseguir celebrar uma semana tão especial dentro do nosso município”, pontua Janaina.

A presidente de honra da Afave, Neni Frigo, também falou sobre a importância de realizar ações como esta. “Esse é um momento oportuno para o diálogo, entendimento e mudanças de atitudes para restaurar qualquer relação. É na família que encontramos o aconchego e o amor incondicional, então é fundamental a gente preservar e realizar esses momentos, como a Semana da Família”, enfatiza.

Confira a programação completa:

09/08:

13h – Abertura da semana com Bingo da Família entre os usuários do Serviço de Convivência do CRAS no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

8h às 17h – Entrega de uma Mensagem sobre Família em todas as residências do município. (Deixar durante toda semana na porta da casa fazendo um lindo laço).

10/08:

8h às 17h – Concurso de Desenho da Família (Educação Infantil – Pré, 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental e Anos Iniciais) e Redação (4° e 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais) em cada escola.

11/08:

8h às 17h – Decorar o sobrenome de cada família e fazer um grande mural na escola.

8h às 17h – Entrega de kits com atividades relacionadas a família para os grupos da Terceira Idade, coordenado pela AFAVE.

12/08:

8h às 17h – Criar o slogan da família em cada escola e colocar numa faixa, em frente à escola.

18h – Terço da Família no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio conduzido pela AFAVE com participação especial do Reitor Padre Joel Sávio.

13/08:

8h às 17h – Fazer uma paródia da Família – 9° ano do Ensino Fundamental e Anos Finais.

8h às 17h – Visitas domiciliares às famílias mais vulneráveis do município coordenado pela AFAVE e Secretaria de Assistência Social.