Jovem aprendiz: 43 jovens ingressam no mercado de trabalho

O programa, em Nova Veneza, está sendo realizado em parceria com a Abadeus, Prefeitura e JBS

Oportunizar aos jovens uma chance de entrar no mercado de trabalho através de uma das maiores empresas do Brasil. Esse é o objetivo do trabalho feito pela Secretaria de Assistência Social de Nova Veneza, Abadeus e JBS. Iniciou nesta segunda-feira (4), as aulas dos adolescentes que estão fazendo parte do Programa Jovem Aprendiz, que garante uma vaga de emprego na empresa, que está instalada no município.

O programa oportuniza a jovens de 14 a 22 anos o primeiro contato com o mercado de trabalho. “Este é uma iniciativa muito importante que estamos tendo, pela primeira vez, no nosso município e está sendo um sucesso com 43 jovens inscritos e já participando das aulas e estão iniciando uma nova fase na vida deles”, comenta a Secretária de Assistência Social, Janaína Policarpi.

Os jovens entram no programa sabendo que o prazo do contrato é de 23 meses e a condição que eles têm para continuar atuando na empresa, é estarem matriculados em alguma instituição de ensino. “Eles estão iniciando uma jornada, que é a entrada no mercado de trabalho, que não tem data para terminar. E as atitudes e escolhas que cada um tomar agora, vai definir o futuro profissional desses jovens”, comenta o coordenador de Recursos Humanos da JBS, Tiago Mendes Soares.

Os jovens trabalham na empresa no contra turno escolar e precisam se manter nas escolas para continuar no programa. “Acima de receber um salário, o que realmente é importante é que estes jovens aprendam a agarrar as oportunidades que são oferecidas. É uma chance, por exemplo, de descobrir uma profissão que pode seguir para o resto da vida. Eles podem começar como jovem aprendiz e daqui um tempo ocupar um cargo efetivo dentro da empresa”, afirma o prefeito Rogério Frigo.