Projeto Restaura Veneza visa preservar recursos florestais e hídricos

As atividades vão de encontro às demandas definidas pela ONU

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), conta com um programa de doação de mudas para recuperação ambiental voltado para proprietários de terrenos que precisam ampliar as áreas de preservação dos recursos hídricos. O Restaura Veneza tem como objetivo promover a doação de mudas de árvores nativas, além de oferecer um acompanhamento técnico dos biólogos da Fundação nestas regiões.

O biólogo da Fundave, João Just Gava, explica que a iniciativa vem de encontro às demandas mundiais de restauração, definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Diversas entidades Brasil afora estão realizando atividades de preservação e restauração de recursos naturais. Esse movimento faz parte de uma ação conhecida como a Década da Restauração, que visa a restauração dos ecossistemas deste ano até 2030”, comenta.

A Fundave vai disponibilizar toda a parque técnica para que os proprietários possam realizar o plantio e os cuidados nas propriedades. “A ideia agora é que as pessoas possam vir aqui na Fundação, para que possamos ir até o local e analisar o espaço, porque vão ter áreas que necessitam de poucas intervenções e outras que vamos precisar introduzir mudas de grande porte e um acompanhamento, o que pode levar alguns anos para que a vegetal florestal se estabilizar”, explica o biólogo.

O Presidente da Fundação, Juliano Dal Molin, explica que esta ideia é diferente da distribuição de mudas que são feitas durante o ano. “Este é um trabalho mais específico, que envolve os nossos técnicos que vão orientar e acompanhar essa restauração. E é uma forma de conscientização dos recursos florestais e hídricos para garantir disponibilidade em quantidade e qualidade para as futuras gerações”, disse.

O programa é focado nas propriedades dentro do município e para participar, basta o proprietário procurar a Fundave, que fica localizada na Rua José Canela, 64, no centro de Nova Veneza.