Vacinação contra gripe inicia na próxima segunda-feira (12)

O município de Nova Veneza inicia na próxima segunda-feira (12), a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Este ano, devido a pandemia, não haverá uma data para realização do Dia D. A vacinação contra a gripe é mais uma medida efetiva para a prevenção da doença em seu estágio grave e suas complicações, reduzindo internações e mortalidade.

A Secretaria de Saúde vai realizar a campanha contra a gripe em três etapas. “Devido ao número de doses que estamos recebendo até o momento, vamos realizar a imunização de forma escalonada. Iniciando com as crianças, gestantes e puérperas”, destaca o coordenador da vigilância sanitária, Abel Araújo.

O coordenador destaca que as pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19, precisam respeitar um intervalo entre as duas vacinas. “É importante que as pessoas que estão no grupo prioritário para tomar os dois imunizantes, esperem o intervalo de no mínimo 14 dias para tomar a vacina da gripe”, enfatiza.

A campanha será realizada em três etapas:

Primeira etapa (12/04 à 10/05): esse período é destinado às crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.