Oficinas de astrofotografia e lighit paiting serão realizadas no sábado

A atividade será realizada na região próximo a Barragem do Rio São Bento

No próximo final de semana, Nova Veneza será o ponto de encontro de fotógrafos e entusiastas da arte, em mais uma edição do Varal da Veneza. Serão exposições e workshops oferecidos entre sábado (27) e domingo (28). E entre as oficinas, duas chamam muito atenção dos entusiastas da fotografia que são a astrofotografia e a lighit paiting, que trazem técnicas e belas imagens.

O fotógrafo que irá ministrar a aula, Kleber Steinbach, destaca que para fazer as fotos é necessário ter conhecimento das técnicas e ir para um local afastado das luzes das cidades. “Vamos falar e experimentar fotografia que captura a via láctea no céu noturno. São fotografias de longa exposição e vamos dividir a aula em duas partes, mostrando os equipamentos e dicas. E depois vamos partir para a parte prática, em um lugar com pouca luminosidade, afastado do centro da cidade, no interior do município”, comenta.

Além da astrofotografia, outra técnica que chama atenção e também terá oficina durante o Varal, é a Light Painting, que utiliza várias fontes de luz para produzir a fotografia. “Pode ser qualquer tipo de luz como um flash, lanterna ou vela. E na oficina vamos trabalhar essa técnica ao ar livre no período noturno para podermos explorar bem as luzes em torno da arquitetura e também de pessoas”, revela o fotógrafo Paulo Heise.

Além destas duas oficinas, que ocorrerão no sábado (27), o evento vai contar com exposição a céu aberto em formato de varal fotográfico durante todo o dia, lançamento de livros de Benício Spillere, Nema Bldin, Sissa Moroso e Zé Ronconi. Além das oficinas de “introdução a fotografia analógica, com Edson Redivo e de “introdução a cianotipia”, com Zé Ronconi.

Todas as atividades são gratuitas, mas para as oficinas é necessário realizar uma inscrição, que pode ser feita neste link: https://forms.gle/rUzMs1TVH1zjArcY8. Já os interessados em participar da exposição podem entrar em contato com a organização pelos e-mails varaldatrajano@gmail.com ou joseluizronconi@gmail.com.

Mais informações no site: https://nefa.com.br/varal-da-veneza.