Nova Veneza realiza 11º Mutirão de Castração

O 11º Mutirão de Castração de Nova Veneza foi realizado neste sábado (27). A iniciativa é uma parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) e as ONGs SOS Bicho Urbano e Mapa. Ao todo 45 animais, sendo 29 cachorros e 16 gatos, foram atendidos e submetidos à cirurgia. Por conta da pandemia, o número de atendimento foi reduzido para garantir a segurança de todos.

O prefeito Rogério Frigo acompanhou a ação e salientou o compromisso do município com a saúde das pessoas e dos animais. “Precisamos trabalhar para garantir uma qualidade de vida boa para os humanos e também para os animais. O mutirão é uma forma de dar acesso ao procedimento para aqueles que não podem ir até uma clínica, por exemplo”, comenta o chefe do executivo.

De acordo com o Presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, os grandes problemas são os maus tratos de cães e gatos, além do abandono. “A parceria com as ONGs sempre foi fundamental para colocarmos o mutirão em prática. Porque acreditamos que a castração é importante para reduzir o abandono. Mas, antes de tudo, é necessário que as pessoas tenham consciência quando adotam um bichinho”, enfatiza.

Parceria importante

As ONGs, que organizam os mutirões, desempenham um papel fundamental nessa parceria com o Governo do Município. “O mutirão tem contribuído muito para a redução de animais nas ruas, e isso já é visível nas ruas da cidade. Acreditamos que esse tipo de ação é o caminho certo”, comenta a voluntária da MAPA, Herica Felisberto.

Uma das voluntárias e Presidente da ONG SOS Bicho Urbano, Márcia Lírio, destacou a importância de ter parcerias para realizar este tipo de iniciativa. “É muito importante ter o município como parceiro. Nós estamos presentes em diversas cidades da região e a Fundave sempre teve essa preocupação com os animais e com o meio ambiente”, destaca a voluntária.