Departamento de Trânsito leva mini cidade para escolas

Iniciativa tem parceria com o DETRAN de Santa Catarina

O governo de Nova Veneza, por meio do Departamento de Trânsito e Secretaria de Educação, iniciou na manhã desta segunda-feira (20), o Programa Mini Cidade: escolinha de trânsito. A iniciativa inédita, no município, visa levar educação para um trânsito mais humano. A Mini Cidade conta com sistema viário, sinalização vertical e horizontal, semáforos e faixas de pedestres, simulando as condições de trânsito.

A iniciativa tem parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN) e vai compreender todas as escolas da rede municipal de ensino. “O Detran agradece muito a parceria em realizar este projeto em Nova Veneza, para que se invista na educação das crianças que serão futuros condutores. É agora que começa a educação dos condutores”, destaca a diretora de educação do Detran/SC, Sterley Mirian Senger.

O Departamento de Trânsito de Nova Veneza foi criado recentemente e atua, também, na conscientização para um trânsito melhor na cidade. “Este é um projeto que temos em mente desde a criação do nosso departamento. Além da fiscalização e de todos os trabalhos que realizamos no nosso setor, a educação é fundamental para termos futuros motoristas conscientes e que eles possam levar o que vão aprender nas aulas para os pais, que são motoristas”, pontua o diretor de trânsito, Murilo Gonçalves.

Já na primeira aula, os alunos do 5º ano da Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, já transitaram pela mini cidade, observando as sinalizações e respeitando as regras de trânsito. Todos eles vão receber um material educativo, que vão poder levar para casa.

“É na escola que educamos as nossas crianças para serem bons cidadãos, bons pedestres e bons motoristas. É um projeto que as nossas escolas vão receber ao longo deste ano e ano que vem e com certeza vamos formar futuros condutores responsáveis e assim ter um trânsito com menos acidentes. É trabalhando com a prevenção que vamos melhorar o trânsito nas nossas cidades”, destaca o prefeito Rogério Frigo.