Secretaria de Saúde promove ação para doação de sangue

Funcionários das UBS e moradores são convidados a doarem sangue no Hemosc, em Criciúma

Uma campanha da Prefeitura de Nova Veneza, através da Secretaria de Saúde, está incentivando colaboradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e moradores dos bairros a realizarem a doação de sangue. Todos os meses, um grupo de no mínimo 15 voluntários é formado e é levado até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Criciúma, para realizar o procedimento.

Na tarde desta quinta-feira (23), moradores e funcionários da UBS do distrito de Caravaggio realizaram a boa ação. “A ideia surgiu após o Hemosc nos passar a necessidade de aumentar o volume de doações na nossa região. Por isso, estamos mobilizando nossas equipes para que todos os meses tenham, no mínimo, 15 doadores de Nova Veneza. Nas unidades estamos orientando os cidadãos que desejam doar”, destaca o secretário de Saúde, César Pasetto.

Natural de Cuba, o engenheiro de informática, Yoel Antonio Gonzalez, mora há cinco anos no Caravaggio e pela primeira vez está doando sangue no Brasil. “No meu país eu já havia doado algumas vezes. Agora, com essa iniciativa da prefeitura, facilitou o deslocamento e por isso estou aqui. É muito bom poder ajudar outras pessoas, isso faz bem para nós mesmos”, afirma.

A necessidade de doadores só aumenta a cada ano, como confirma o coordenador técnico do Hemosc, Rafael da Silva. “É importante que possamos sempre reforçar o nosso estoque, todos os anos o número de acidentes e cirurgias aumentam. Por isso iniciativas como a de Nova Veneza, contribuem para termos sempre o maior número de tipos sanguíneos à disposição. Uma única doação pode salvar de três a quatro vidas”, ressalta.

Os moradores de Nova Veneza que desejam participar da iniciativa, no próximo mês, podem entrar em contato com a unidade de saúde do seu bairro. Para ser doador é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e apresentar documento emitido por órgão oficial com foto que permita a identificação.