Secretaria de Cultura e Senar promovem curso de turismo rural

Primeiro módulo ocorre nos dias 7 e 8 de agosto em Nova Veneza

Nova Veneza já é nacionalmente conhecida pela gastronomia e pelo turismo. E nos últimos anos, vem ganhando força o turismo rural em todo o estado de Santa Catarina. E pensando na capacitação dos produtores rurais, comerciantes e agentes de turismo, o Sindicato Rural do município e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo vão promover um curso de Turismo Rural.

O primeiro módulo da capacitação será nos dias 7 e 8 de agosto, no Teatro Municipal. “Percebeu a necessidade da capacitação de profissionais que atuam com o turismo rural em Nova Veneza. Desta forma, vamos poder discutir a importância do turismo rural para o município e também para o Estado”, destaca o instrutor de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR-SC), Humberto Freccia.

O curso, que é totalmente gratuito, terá duração de cinco meses, contendo um módulo por mês. “No município, por exemplo, existe uma necessidade de construção de novas pousadas. E isso vamos discutir e mostrar aos presentes durante o curso. Existem muitos empreendimentos na área de gastronomia, mas uma carência na hospedagem. Vamos estimular um olhar clínico dos produtores para as suas propriedades”, enfatiza Freccia.

A Secretária de Cultura, Carolina Ghislandi, comenta que é uma oportunidade dos produtores enxergarem com outros olhos as suas propriedades. “Essa iniciativa traz outra luz sobre as propriedades rurais. Mostra para os agricultores, que as suas propriedades, além do plantio, possuem paisagens lindas que podem atuar na área turística.  E junto com a sua produção, ele pode desenvolver atividades turísticas que podem gerar outra fonte de renda”, pontua.

Para se inscrever, os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, localizada na Rua Nicolau Pederneiras, nº 305, ou entrar em contato através do telefone 3436-5757.