Centro de Educação Ambiental realiza aula inaugural

Espaço será focado na educação ambiental ao lado do Parque Natural Municipal Xhokleng

O Centro de Educação Ambiental de Nova Veneza foi construído em um espaço privilegiado da cidade. A poucos metros do Parque Natural Municipal Xhokleng, o prédio está totalmente integrado com a natureza. O espaço, em parceria com a Secretaria de Educação, terá aulas sobre questões ambientais, aliando teoria e prática. O local também abriga a Fundação do Meio Ambiente do município.

Na aula inaugural vão participar 25 alunos da Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto e ao longo do ano letivo outras turmas e escolas também participarão das iniciativas. “Desde 2019, a fundave vem trabalhando a questão da biodiversidade e sentimos a necessidade de ter um espaço exclusivo voltado para isso. Hoje, com esse Centro, vamos tratar da biodiversidade, resíduos sólidos, recursos hídricos da cidade. E integrado com a natureza que é muito importante para as crianças”, destaca o biólogo e gestor da Fundação, João Gava Just.

Na primeira aula, os alunos já conheceram algumas espécies de aves e plantas existentes na biodiversidade de Nova Veneza, através dos materiais elaborados pelos técnicos da Fundave. “A ideia é fazer com que os alunos possam passear no meio da mata, nas trilhas que já estão prontas e conheçam na prática tudo que temos em nosso município”, revela, Just.

O espaço foi inaugurado há poucos meses e está totalmente integrado com o meio ambiente. “Com a era da tecnologia, nossas crianças estão muito acostumadas com as telas. E esse espaço é para elas terem contato direto com o meio ambiente. Por isso nós preservamos esse parque, para que ele sirva de estudo para as nossas crianças. Estamos empenhados em promover essas aulas e levar o conhecimento sobre a natureza da nossa cidade. E nesta primeira aula, já vimos que elas têm muito interesse, basta elas terem acesso aos conteúdos e atividades”, comemora o prefeito Rogério Frigo.

Toda a estrutura, dentro da ideia de ser uma construção com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, terá janelas de vidro que aumentam a luminosidade dos ambientes, gerando assim, economia de energia. Além de contar com um sistema de captação de água da chuva, que poderá ser utilizada para descargas e uso gerais do local.