Creche de Nova Veneza promove resgate histórico sobre meio ambiente

Trabalhar a preservação do meio ambiente e mostrar para as crianças, desde cedo, a importância do resgate histórico. Esse foi um dos objetivos da atividade que a Centro Educacional Nonna Angelina Nazari, em Nova Veneza, realizou para promover uma interação com os alunos, pais e escola. Os pais foram convidados a produzir vídeos contando como era o meio ambiente da cidade quando eram crianças. A ação faz parte do Programa Escola Amiga, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Fundação de Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE).

A diretora do CEI explica que uma das atividades era produzir os vídeos com os idosos. “Nós conseguimos que as famílias se envolvessem e percebemos que foi um resgate histórico muito bom, porque ocorreu uma comparação entre o ontem e o hoje. E relatar isso para as crianças, por mais que sejam pequenas, é muito importante para refletirmos o que estamos deixando para as futuras gerações”, explica a diretora Jaqueline Antunes.

Além da produção deste vídeos, com as crianças, os pequenos também realizaram um passeio pelo Bairro Bortolotto, onde fica localizada a creche. “Aqui, ao redor da nossa escola, tem alguns espaços arborizados, com animais e levamos os nossos alunos para eles também compreenderem o meio ambiente que está a volta deles também”, afirma.

O que é o Programa Escola Amiga?

É um projeto que tem o objetivo de implantar e estimular práticas sustentáveis nas 12 escolas do município, envolvendo 1.600 alunos. As instituições de ensino terão oito atividades que deverão ser aplicadas ao longo do ano: implantação da coleta seletiva, compostagem, horta escolar, arborização, coleta de pilhas e eletroeletrônicos, utilização dos materiais educativos da Fundave, entrevistas com idosos da comunidade e a criação de um mascote do projeto.