Fundave promove palestras sobre Coleta Seletiva

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE) realizou nesta segunda-feira (29), no Teatro Municipal, um evento sobre a Coleta Seletiva em nosso município. A iniciativa contou com uma apresentação sobre o projeto Recicla Veneza, desenvolvido pela fundação, e com a palestra sobre o trabalho e principais desafios da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (ACAFOR).

O presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, conta que o principal objetivo do encontro foi ter uma troca de experiências sobre coleta seletiva e demonstrar o projeto Recicla Veneza. “o Recicla vem recebendo muitas visitas de outros municípios e tendo seus resultados positivos, mas desde a sua criação nunca fizemos um evento sobre o projeto e sobre a coleta seletiva em si. Então preparamos essa ação pensando em discutir, junto com a população, e tentar evoluir e aprimorar o projeto cada vez mais”, pontua o presidente.

O coordenador do Recicla, Eduardo Milanez, apresentou como o projeto funciona e, ainda,  destacou os desafios da implantação desta iniciativa na cidade. “É interessante que as pessoas fiquem cientes de como é feito o Recicla, os seus números e como fazemos para ele funcionar. É um grande desafio, mas estamos obtendo resultados. Hoje tivemos muitos jovens na palestra, e isso me deixa feliz, porque eles precisam desde cedo aprender sobre reciclagem e coleta seletiva”, pontua Milanez.

O presidente da Acafor, Denirval Costa de França, explica que as pessoas ainda não aprenderam totalmente sobre a reciclagem, mas acredita que isso pode mudar. “Vem muito material misturado que não devia estar ali, que devia estar no aterro, é um prejuízo que as pessoas ainda não sabem, eles misturam coisas e prejudicam muito o nosso trabalho”, explica.

França afirma que ser catador é o maior orgulho que tem na vida. “Prefiro trabalhar na reciclagem do que em qualquer empresa. Faço tudo com muito amor e carinho, porque ajudo famílias que precisam daquele emprego e contribuo com o meio ambiente ao mesmo tempo”, finaliza.

O que é o Recicla Veneza?

O principal objetivo deste projeto é diminuir o impacto do lixo descartado de forma irregular, dar uma destinação correta aos resíduos e preservar o meio ambiente. Além de incentivar o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar da cidade, isso porque os materiais recicláveis são pesados e o valor é revertido em um ticket para o cidadão trocar na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove).

Hoje, o projeto já conta com pontos de coleta no Distrito de Caravaggio, Bairro Bortolotto e São Bento Baixo. Uma vez por semana, os profissionais da Fundave, ficam nas localidades para receber os materiais e dar a destinação correta.