FUNDAVE promove palestras sobre os desafios da coleta seletiva

Após um ano da implantação do Projeto Recicla Veneza, a Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE) irá realizar na próxima segunda-feira (29), duas palestras para a abordar as experiências e desafios da Coleta Seletiva no município. Ainda, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (ACAFOR), vai contar sobre os desafios de uma Cooperativa de catadores. O evento vai ocorrer no Teatro Municipal, a partir das 19h30.

O evento tem como objetivo apresentar boas práticas já realizadas na cidade e propor ideias para a construção de projetos que fiquem de legado para a população. “Criamos o Recicla no ano passado e sabemos que temos, ainda, muito para evoluir para aprimorar o projeto. Mas reunir pessoas interessadas no tema, de Nova Veneza e da região, é muito importante para que possamos evoluir as discussões sobre reciclagem e ampliarmos cada vez mais estas iniciativas”, destaca o Presidente da Fundação, Juliano Dal Molin.

Ainda segundo o presidente, o projeto já recolheu mais de 75 toneladas de materiais recicláveis e que o modelo vem atraindo gestores de outros municípios. “Ao longo deste ano, conforme o projeto foi sendo conhecido, recebemos visitas de muitos municípios interessados em conhecer o Recicla Veneza. E a partir desta procura resolvemos criar este primeiro evento para tirar as dúvidas e explicar de forma mais detalhada como construímos e vamos aprimorando as nossas práticas”, pontua.

Os interessados em participar das palestras devem confirmar presença, até o próximo domingo (28), através do e-mail da FUNDAVE: fundave@novaveneza.sc.gov.br.

O que é o Recicla Veneza?

O principal objetivo deste projeto é diminuir o impacto do lixo descartado de forma irregular, dar uma destinação correta aos resíduos e preservar o meio ambiente. Além de incentivar o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar da cidade, isso porque os materiais recicláveis são pesados e o valor é revertido em um ticket para o cidadão trocar na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove).

Hoje, o projeto já conta com pontos de coleta no Distrito de Caravaggio, bairro Bortolotto e São Bento Baixo. Uma vez por semana, os profissionais da Fundave, ficam nas localidades para receber os materiais e dar a destinação correta.