Nova Veneza recebe consultora do Ministério da Agricultura

As agroindústrias da região do Consórcio Intermunicipal Multifinálitario da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC) estão recebendo esta semana a Consultora do Ministério da Agricultura. E nesta quarta-feira (17), foi a vez de Nova Veneza receber a visita da profissional. O secretário de agricultura, Edgar Preis e o secretário de desenvolvimento econômico, Ricardo Locks, acompanharam os trabalhos em algumas empresas, no Distrito do Caravaggio.

Edgar destaca a importância do Ministério na cidade, para o fortalecimento da agricultura e também para a que o Consórcio possa pedir o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). “Isso é muito importante para o nosso município, tendo em vista que com este selo, os nossos produtos vão poder estar e todo o território nacional”, comenta.

Sobre o projeto

O Consórcio CIM-AMREC participou de uma seleção junto a consórcios de todo o Brasil para receber uma capacitação oferecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para orientação dos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes do Projeto-piloto CONSIM 2020. A oficina reúne empresários, donos das agroindústrias, os Responsáveis Técnicos (RT) e os veterinários das prefeituras da região dos 12 municípios da AMREC, além de prefeitos, que participam em momentos pontuais.

O objetivo final da capacitação é a adequar as normais necessárias para que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC) posso estar pronto para solicitar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Texto: Antonio Rozeng/AMREC