Nova Veneza inicia projeto para estimular turismo nas escolas

Ao todo serão cinco encontros, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre os pontos turísticos do município

Nova Veneza é uma cidade que se tornou uma das referências em turismo, na região e em Santa Catarina. Todos os anos milhares de turistas vêm de diversas partes do Brasil para conhecer as belezas culturais, gastronômicas e naturais do município. Pensando em fortalecer este setor e incentivar os próprios moradores a desbravarem o município, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Associação Neoveneziana de Turismo (Anet), criou o Projeto Reconheça Nova Veneza. A ideia é incluir uma disciplina sobre o turismo da cidade nas escolas municipais.

A ação que teve início nesta semana com os alunos do 9º ano das escolas da rede municipal e estadual, está sendo ministrada pela guia turística, Franciele Zuchinali. “Estamos mostrando para as crianças todas as nossas belezas e atrativos turísticos que temos no nosso município. É importante que eles conheçam para que isso se replique em casa e também quando encontrarem turistas nas ruas e pedirem informações. É um trabalho que estamos iniciando e está sendo muito promissor”, comenta.

Ao todo serão cinco encontros, quatro deles serão em sala de aula e o último será um roteiro pelos principais pontos turísticos da cidade e que será fechado com delicioso café oferecido pelos restaurantes associados da Anet. “Já existia uma conversa junto com o Comtur e a Anet sobre a necessidade de ter uma disciplina, nas escolas, para falar sobre o turismo e cultura de Nova Veneza. E este ano conseguimos tirar esta ideia do papel e está sendo uma experiência muito interessante porque os alunos estão se interessando em conhecer mais da sua própria cidade”, comenta a Secretária de Cultura, Carolina Ghislandi.

A Secretária ainda destaca que o setor turístico pode ser uma alternativa de renda. “Como estamos trabalhando com jovens que logo estão entrando no mercado de trabalho, é uma oportunidade de despertar o interesse dele por atuar nesta área que é tão importante para o nosso município. E o primeiro passo é conhecer bem os nossos atrativos e o que temos a oferecer, não só para os turistas, mas para os moradores de Nova Veneza”, conta.

A Presidente da Anet, Cris Freitas, destaca a importância da iniciativa para o futuro do turismo da cidade. “O projeto Turismo nas Escolas visa conscientizar sobre a importância do setor, além de sensibilizar os alunos, que serão os futuros colaboradores/agentes de turismo, sobre a necessidade de preservar o ciclo de vida do seu produto enquanto município turístico. Nova Veneza é uma cidade voltada para o turismo e temos que começar pelos próprios alunos a conhecerem as potencialidades do município onde vivem, pois eles serão os futuros trabalhadores e devem saber como receber bem o turista”, pontua.