Recicla Veneza coleta 64 toneladas de resíduos em um ano de projeto

O projeto Recicla Veneza, coordenado pela Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), completou um ano nesta semana. O principal objetivo deste projeto é diminuir o impacto do lixo descartado de forma irregular, dar uma destinação correta aos resíduos e preservar o meio ambiente, além de incentivar o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar da cidade.

Os materiais recicláveis são pesados e o valor é revertido em um ticket para ser trocado na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove). “Os moradores devem ter alguns cuidados antes de encaminhar os materiais para o ponto de coleta. É importante que os materiais cheguem limpos e embalados, sendo que os vidros devem estar separados dos demais. Eles são encaminhados para a empresa que realiza a destinação correta”, explica o coordenador do projeto, Eduardo Milanez.

Inicialmente, a população levava seus materiais recicláveis para algum aterro sanitário. Hoje, o Recicla já coletou 64 toneladas de materiais recicláveis, e teve 2700 trocas de materiais por ticket-feira da Coofanove. “O Recicla é um projeto inicial, que está crescendo e nós precisamos que toda população continue se conscientizando, participe, leve seu material aos pontos de coleta, para que a gente possa ampliar ainda mais o atendimento e ter ainda mais arrecadação”, pontua o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.

Para o presidente da fundação, esses 12 meses de Recicla Veneza é o resultado de um trabalho em conjunto, entre a Fundave e a comunidade que participa ativamente. “Já vimos que é um projeto que deu certo desde o início, recebemos muitas visitas de municípios vizinhos que vem conhecer o projeto, se espelham nele e levam de exemplo para as suas cidades. É muito importante isso, valoriza ainda mais o trabalho, que deve ser continuado”, comenta Dal Molin.

Atualmente, o Recicla conta com três pontos de coleta, um no bairro Bortolotto, ao lado da escola do município, no distrito de São Bento Baixo, anexo a Igreja São João Batista, e o terceiro local de coleta fica no distrito de Caravaggio, ao lado do Santuário. Mas a ideia da Fundação é ampliar a área de atuação, instalando novos pontos de coleta em outras comunidades. “Pretendemos ampliar para mais pontos, vem tendo uma boa procura e pessoas de outras comunidades já vieram nos pedir. Precisamos que a população participe, temos todo um trabalho de educação ambiental e conscientização do programa. Em breve teremos novos pontos de coleta abertos”, explica Dal Molin.

E a Fundave está desenvolvendo  um aplicativo para celular do Recicla Veneza. A ideia, além de facilitar o processo na troca do ticket, vai reduzir o uso de papel. “A conversão do ticket na hora da troca será feita de forma digital, onde a pessoa vai ter um cadastro dentro do aplicativo do Recicla, com seu nome e dados. A partir disso, toda geração de crédito quando for fazer a troca, vai para essa conta pessoal, onde ela terá um cartão. Com esse cartão, a pessoa paga o seu produto na Coofanove, desde que tenha saldo. Além disso, a pessoa vai poder consultar seu saldo, quando ela participou, quantas toneladas já levou, onde são os pontos de coleta. O app vai poder ter um contato direto da população com o projeto, onde todas as informações vão estar dentro do aplicativo”, explica o presidente da Fundave.