Dia D do Outubro Rosa será nesta sexta-feira, 19, na praça Humberto Bortoluzzi

Nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde, em Nova Veneza, celebra o dia D do Outubro Rosa. A partir das 14h30, na praça Humberto Bortoluzzi serão realizadas diversas atividades, com o objetivo de esclarecer sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença. E durante toda a semana, as unidades de saúde estão com o horário estendido até às 21h.

Na programação, haverá uma aula de zumba, designer de sobrancelha, unha, massagem e fisioterapeuta; realização de testes rápidos, inclusive de sífilis, além de medição de glicose e aferição de pressão arterial e orientações com os profissionais de enfermagem. As mulheres também poderão marcar o exame preventivo e mamografia.

“Nos preocupamos em promover eventos de conscientização, de trazermos à tona o debate em torno desse assunto. A prevenção é o que aumenta, e muito, as chances de cura, que podem chegar a 95% dos casos, se a mulher se cuidar regularmente”, explicou a secretária municipal de saúde, Maristela Vitali Cúnico.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal de células da mama, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários, e que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e alguns têm desenvolvimento mais rápido, enquanto outros são mais lentos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.