Colegiado de Cultura e Turismo da AMREC realiza palestra com o fundador da Rota Romântica

A palestra teve como objetivo incentivar a criação de uma rota integrada entre os municípios da AMREC.

Nova Veneza recebeu a palestra “Desafios para Implantação e Estruturação de uma Rota Turística” ministrada pelo fundador Rota Romântica no Rio Grande do Sul, Cláudio Weber. O evento foi promovido pelo Colegiado de Cultura e Turismo da AMREC e direcionado para os gestores, empresários e pessoas ligadas ao setor turístico e gastronômico da região.

Cláudio José Weber dedicou-se ao turismo e a cultura com 27 anos de atuação profissional neste segmento, foi fundador e gestor de empresas e entidades voltadas ao desenvolvimento e fomento do turismo, atualmente é o presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica que conta com 14 cidades, entre elas Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

“A Rota Romântica começou pela necessidade formatarmos um produto turístico mais amplo, unido e coletivo, pois não se consegue comercializar uma cidade sozinha, a rota buscou esse caminho da coletividade e conseguiu juntar uma região em torno do turismo. A região precisa buscar um caminho para unir os municípios em torno de um produto, o sul de Santa Catarina tem uma região muito próspera e bonita, geograficamente bem localizada podendo criar um roteiro, uma região com atrativos turísticos fortes e diversos”, destacou Weber.

A ideia de criar uma rota entre os municípios da AMREC nasceu de um desejo dos secretários de cultura e turismo da região e é defendida pelo presidente do Colegiado, Juarez Fogaça. “Objetivo é criar dentro dos municípios da AMREC um turismo integrado com fortalecimento em todos os quesitos, sendo eles pontos turísticos, culturais e gastronômicos para despertar o interesse na própria região, estado, Brasil e internacionalmente. A iniciativa também visa despertar o empreendedorismo e investidores para que tenham um olhar diferenciado para a área do turismo, com ideias e investimentos que impulsionem a economia e torne a nossa região atrativa. Queremos também com isso despertar interesse nas empresas de turismo. O Colegiado está realizando esse evento para tentar nas experiências da Rota Romântica criar e aprimorar uma rota em nossa região”, ressaltou.

Nova Veneza vem sendo reconhecida como polo do turismo da região e conquistou o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, segundo a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Brotoluzzi Brogni, é necessário um turismo integrando entre os municípios para fortalecimento da região. “Precisamos que todos estejam alinhados para crescermos turisticamente, nenhuma cidade é autossuficiente quando o assunto é turismo. Nova Veneza tem capacidade de manter o turista no máximo dois dias, precisamos de uma rota integrada entre os municípios da região para termos uma taxa de permanência cada vez maior do turista”, ressaltou.

Ainda de acordo com a secretária, a Rota Romântica foi inspiração para a criação da ANET (Associação Neoveneziana de Turismo) e Cláudio Weber já esteve em Nova Veneza para realizar uma palestra para os empresários locais.