Educação de Nova Veneza realiza projeto de transição nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Veneza está realizando o projeto de transição de níveis, chamado “Conhecer para Acolher”, que consiste em oferecer uma ponte entre uma fase e outra da educação. Os alunos estão conhecendo as escolas em que eles irão estudar nos próximos anos. Estudantes da educação infantil, do 5° ano e do 9° ano, estão indo conhecer as instituições que eles poderão ingressar a partir do próximo ano.

A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Soraia Bortolotto, explica que o projeto é uma preocupação que a Secretaria tem com os alunos em relação a sua ambientalização e socialização. “O ensino fundamental é mais sistemático, exige mais do aluno. Então esse projeto é feito em duas etapas, neste momento, final do ano, é a parte da entrega, onde todas as nossas escolas, que tem turma de pré, de 5° e 9° ano, vão conhecer o ambiente, ter contato com outras crianças, qual a metodologia. São esses processos de conhecer como funciona o outro nível de escolarização, quebrar um pouco a ansiedade das crianças”, comenta Soraia.

Mas as ações do projeto não se limitam apenas a visitas, existe uma série de outras iniciativas que visa oferecer qualidade para todos que fazem parte do processo. “Teremos troca entre os professores, de como a turma funcionava, como são esses alunos que chegarão na nova escola, de que maneira se comportam, trazendo um histórico mesmo de como eram as crianças na antiga escola, para os professores saberem como se portar”, explica a coordenadora.

Os alunos da turma do pré do Centro Educacional Chapeuzinho Vermelho, do distrito de São Bento Baixo, estiveram nesta segunda-feira (08) visitando a Escola Municipal Vitor Savi, que fica na comunidade de Jardim Florença. A diretora do Chapeuzinho Vermelho, Tanise Daminelli, explica que a escolha pela Vitor Savi se dá pela proximidade dos colégios. “Queremos dar tranquilidade para as nossas crianças e aos pais, mostrando que temos escola de qualidade no município, que vão suprir todas as necessidades dos alunos”, pontua a diretora.

O secretário de Educação, Heriton Sandrini, destaca que o objetivo do projeto é amenizar essa passagem da etapa da educação para os alunos. “As crianças saem da educação infantil e vão para uma escola maior, com outras regras. E isso causa, muitas vezes, insegurança e medo delas. Por isso a ideia deste projeto, para que os alunos fiquem tranquilos e conheçam os seus futuros ambientes escolares”, explica o secretário.

As matrículas para novos alunos iniciaram nesta segunda-feira (8) e devem ser feitas até o dia 12 deste mês. Para realizar as matriculas para Educação Infantil de período parcial e Ensino Fundamental, os seguintes documentos são necessários: Carteira de vacinação, certidão de nascimento, atestado de frequência e comprovante de residência.