Nova Veneza promove palestra sobre saúde mental

A pandemia trouxe muitos desafios para todo o mundo. E para os profissionais das áreas de saúde mais ainda. E pensando nesses trabalhadores, a Secretaria de Saúde de Nova Veneza promoveu nesta terça-feira (28) um evento para todos os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com palestras focadas dentro do tema do Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A atividade ocorreu no Teatro Municipal de Nova Veneza e contou com palestras sobre o tema.

A iniciativa contou com palestras da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Siderópolis/Nova Veneza, que explicou a função do Centro e o fluxo de atendimento. Quem também ministrou uma palestra foi a psicóloga Monica Dantas, que falou sobre a saúde mental para os profissionais de saúde. “Uma tarde muito importante, de conhecimento e aprendizado para todos os profissionais de saúde do nosso município. Estamos encerrando esse mês tão importante sobre a prevenção ao suicídio, então tivemos a ideia de reunir todos nossos profissionais da área da saúde e dar uma tarde de conhecimento”, pontua o secretário de Saúde, Cesar Pasetto.

Pasetto ainda adiantou que Nova Veneza poderá, em breve, também ter um Caps no município. “Estamos com um projeto em andamento para a criação de um Caps em Nova Veneza, para atender a nossa população, que hoje tem que se deslocar até Siderópolis para ser atendido. Se o Ministério da Saúde nos credenciar, teremos um Caps em nossa cidade muito em breve”, pontua o secretário.

Ainda participaram do evento, voluntários do Centro de Valorização a Vida (CVV) que falaram dos trabalhos que a ONG desenvolve e sobre a importância de os municípios terem um trabalho de atenção à saúde mental das pessoas.