Setembro Amarelo é tema de palestra para estudantes

Participaram alunos do ensino médio da rede de ensino municipal e estadual de Nova Veneza

A manhã desta quarta-feira (14) foi de aula no Teatro Municipal para os alunos de ensino médio de escolas municipais e estaduais de Nova Veneza. Os estudantes foram convidados a participarem de uma palestra sobre o setembro amarelo, que é o mês destinado para falar sobre a saúde mental e a valorização à vida.

Durante o encontro, dois profissionais promoveram dinâmicas para falar com os jovens. “Falar sobre suicídio é delicado, mas a nossa proposta foi trazer as informações sobre o tema, mas olhando com um viés de como podemos prevenir. A ideia de falar com os adolescentes é trazer o foco nas soluções e formas de lidar com as dificuldades, porque os jovens estão em uma fase de transformações e desenvolvimento”, pontua a psicóloga Priscila Winkler.

Aproximar os psicólogos do público é uma iniciativa que pode transformar a visão que as pessoas têm destes profissionais. “Esse assunto ainda é um tabu, mas é algo que está presente na nossa sociedade. Ainda se tem a ideia pejorativa do psicólogo, mas com as informações que abordamos estes assuntos nós estamos ajudando a solucionar problemas que a pessoa, por algum motivo, não consegue solucionar sozinha”, explica o psicólogo Sidmar Lima.

O município de Nova Veneza conta com psiquiatras e psicólogos à disposição da população na rede pública de saúde. “A prevenção ao suicídio é fundamental nos dias atuais. O índice de tentativa de suicídio na faixa etária dos 15 aos 29 anos bastante  grande, por isso é importante promover um debate sobre o tema. E a nossa secretaria tem toda uma estrutura para atender qualquer pessoa que sinta a necessidade de ter um atendimento psicológico especializado, pode procurar as nossas unidades de saúde.  Porque ter uma mente saudável é qualidade de vida e nós nos preocupamos com isso”, pontua o prefeito Rogério Frigo.