Programa oferece próteses dentárias gratuitas em Nova Veneza

Ao todo, serão 50 cidadãos contemplados com a iniciativa da Secretaria de Saúde de Nova Veneza

Com o objetivo de proporcionar novos sorrisos para a população de Nova Veneza, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, promove até o final deste ano um mutirão com mais de 50 próteses dentárias feitas para cidadãos do município. O  Veneza Sorridente é um programa é oferecido de forma gratuita e os procedimentos são realizados na Unidade Básica de Saúde do bairro Bortoluzzi.

O processo inicia nas UBS do município, depois o paciente é avaliado pela assistente social, que faz um estudo socioeconômico para entender a real necessidade do cidadão e autorizar para a continuidade do programa.  “O objetivo é oferecer para pessoas que não podem bancar uma prótese, porque sabemos que hoje é um custo elevado. Por isso, as pessoas que desejam estar com um novo sorriso, devem procurar o dentista na unidade mais próxima de sua residência e o profissional irá encaminhar o cidadão para uma entrevista com a assistente social”, afirma o secretário de Saúde, César Pasetto.

Depois, os pacientes passam por três etapas até receberem as próteses. “Em um primeiro momento, nós tiramos os moldes para poder fazer a prótese. No retorno, o paciente já consegue colocar e fazemos alguns ajustes para ficar confortável, possibilitando a pessoa sair  e ter uma vida normal e sem medo de dar um sorriso. Isso é muito gratificante e é um trabalho muito importante que é feito aqui no município”, comenta Pasetto.

Esta iniciativa beneficiou Luiz Carlos de Souza, de 51 anos, morador do bairro Rio Cedro Alto. Ele conta que ficou sabendo deste serviço na unidade de saúde próxima a sua casa e resolveu solicitar o atendimento. “É uma alegria imensa poder sorrir, novamente, sem medo e sem custo algum. Vou terminar o ano dando gargalhadas”, comemora o morador.