Parque Natural Municipal Xokleng

 

O Parque Natural Municipal Xokleng (PNMX), situado no município de Nova Veneza, região sul de Santa Catarina, é uma Unidade de Conservação de proteção integral criada através da Lei Municipal nº 2.818, de 4 de setembro de 2020, por iniciativa do poder público municipal e da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE). O mesmo possui 3,42 hectares de vegetação nativa do tipo Floresta Ombrófila Densa Submontana (Mata Atlântica strictu sensu), fica localizado na sede urbana de Nova Veneza, é de propriedade do poder público municipal e gerido pela FUNDAVE. Mais especificamente, está localizado no Bairro Bortoluzzi próximo à Linha Alexandre da Boit, na divisa com o município de Siderópolis.

O propósito do Parque Natural Municipal Xokleng é o seguinte: “O Parque Natural Municipal Xokleng é a primeira Unidade de Conservação instituída pelo poder público de Nova Veneza. Foi criado com o objetivo de preservar uma área de Mata Atlântica, sua biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos na zona urbana do município, fornecendo também um espaço para desenvolvimento de atividades ambientais e socioculturais com alunos das escolas locais, de pesquisas científicas que promovam a melhoria dos métodos de preservação ambiental, bem como de lazer junto aos moradores e turistas.”

 

IMPORTANTE!

Atualmente, o Parque está em fase de estruturação e ainda não dispõe de infra-estrutura para receber visitantes. Seu Plano de Manejo está sendo desenvolvido em parceria com órgãos de governo municipal e de instituições voltadas à área ambiental, como o Instituto Felinos do Aguaí, o Instituto Alouatta e a Reserva Biológica Estadual do Aguaí (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina/IMA).

As atividades que vem ocorrendo são principalmente pesquisas científicas autorizadas desenvolvidas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e pela equipe da FUNDAVE sobre a fauna e a flora. Ainda, atividades de restauração ecológica e benfeitorias estão sendo realizadas no interior do Parque e em Áreas Verdes públicas e Áreas de Preservação Permanente (APPs) no entorno do mesmo.

Nesse sentido, até sua estruturação completa, a visitação pública no Parque está suspensa, bem como outras atividades que gerem impacto ambiental (caça, coleta de plantas, queimada, jogar lixo, usar a área para plantio de qualquer cultura).

 

Mais informações podem ser obtidas nos documentos disponibilizados abaixo ou diretamente com a FUNDAVE.