Nova Veneza no Mapa do Turismo Brasileiro

Com a inclusão do município na plataforma do Ministério do Turismo, facilita a busca de recursos para investir no setor

O Ministério do Turismo (Mtur) divulgou o novo mapa do turismo brasileiro (2022-2023), que norteará os recursos e investimentos do Governo Federal para os estados e cidades. E este ano, Nova Veneza foi classificada na plataforma. Para serem contemplados nesta atualização, os municípios precisam seguir uma série de recomendações, entre elas, a obrigação de ter um órgão de turismo em atividade e um Conselho Municipal de Turismo funcionando.

Esta certificação é uma forma de validar que a cidade está inserida no Mapa do Turismo e que são realizadas ações em prol de políticas de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda através do setor. “Estamos em um momento de retomada do setor turístico e estar inserido neste mapa é o resultado de muito trabalho da nossa gestão, que visa trabalhar junto à comunidade civil e organizada para fortalecermos o nosso turismo e cultura”, comemora a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

O prefeito Rogério Frigo destaca o trabalho do município em sempre estar inovando para atrair turistas e fortalecer o setor turístico da cidade. “Esta conquista nos dá visibilidade junto ao Ministério do Turismo, o que nos mostra que estamos no caminho certo. Este ano, de retomada, teremos o retorno da Festa da Gastronomia e ainda muitos outros investimentos que vão proporcionar ainda mais qualidade e opções para quem vem visitar Nova Veneza”, comenta.

Nova Veneza se consolidou no turismo regional e estadual, no final de 2006, quando recebeu diretamente da Itália um exemplar das famosas gôndolas dos canais a cidade de Veneza. Desde então, o município passou a receber milhares de turistas todos os anos, na busca da gastronomia farta, das festas que apresentam a cultura e os costumes da cidade colonizada por italianos.  O município ainda se destaca pelas belas paisagens naturais e pelo turismo religioso.