Nova Veneza encerra oficinas sobre diagnóstico socioambiental

A próxima etapa será o levantamento em campo onde serão vistoriadas propriedades em áreas de preservação

A Prefeitura de Nova Veneza, junto com o Centro Tecnológico da Satc (CTSatc), encerrou na noite desta segunda-feira (15), uma série de oficinas sobre o diagnóstico sócio ambiental da cidade. Foram realizadas reuniões no Caravaggio, Centro e São Bento Baixo. O objetivo dos estudos é avaliar e definir as faixas de áreas de preservação permanentes (APPs) na largura dos rios que cortam o município.

A analista de Meio Ambiente do CTSatc, Regina Freitas Fernanda, explica os próximos passos. “A partir de agora os técnicos do núcleo de Meio Ambiente estarão indo a campo para realizar a coleta de dados nas áreas que foram realizadas as oficinas. Após a realização desta etapa, será validado os dados e elaborado o relatório final do diagnóstico socioambiental de Nova Veneza”, comenta.

O diagnóstico se faz necessário após a aprovação da Lei federal nº 14.285/2021, que altera o Código Florestal. “É necessário crescer com responsabilidade e o diagnóstico é de extrema importância para sabermos o que fazer nestes locais”, pontua o Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE), Juliano Dal Molin.