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Saúde
Boa alimentação melhora a defesa do sistema imunológico

Publicado em 26/03/2020 às 11:31 - Atualizado em 26/03/2020 às 11:31

Enquanto todas as atenções estão voltadas para os números de casos do coronavírus, é bom ficar atento em alguns cuidados que vão além da restrição social. A nutricionista da rede municipal de saúde, Stefanny Spillere comenta que aumentou o interesse da população sobre formas de prevenção e melhorar o sistema de defesa do organismo por meio da alimentação.

 

Com isso, houve a propagação de diversas informações na internet, em redes sociais com supostos superalimentos, sucos e dietas que prometem ser capazes de prevenir ou combater o vírus.

 “Certamente a alimentação saudável tem influência direta no adequado funcionamento do organismo, bem como de um sistema imunológico eficiente, porém não existe nenhum alimento específico ou dieta com evidências científicas que sustentem tais alegações de prevenção e de cura sobre a COVID-19”.

 

A profissional alerta que manter uma alimentação saudável deve estar na mesma medida em que nos preocupamos em nosso dia a dia para realizarmos o nosso trabalho de maneira eficiente, de fazer nossa higiene pessoal, de levar os filhos à escola, de realizar as atividades domésticas. “Entre tantas outras atividades importantes em nossa vida, dessa forma temos mais garantias de um sistema imunológico fortalecido para prevenir e combater doenças”.

 

Entre as orientações pertinentes, priorizar os alimentos in natura, aqueles que encontramos na natureza (legumes, verduras, frutas, carne, ovos, peixes, leite, nozes, feijões, grãos integrais). “São eles que nos fornecem os nutrientes essenciais para o nosso corpo funcionar bem. Evitar o consumo frequente de alimentos industrializados, pois com os processos que sofrem perdem seus nutrientes, vitaminas e ainda ganham alta quantidade de açúcares e gorduras de qualidade inferior. Mantenha-se hidratado. Adote uma garrafinha de água e lembre-se de beber e reabastecê-la ao longo do dia”, pontuou.

Saiba os nutrientes que são importantes ao sistema imunológico:

- Vitamina D: podemos encontrar em alguns alimentos como peixes, ovos, porém em pequenas quantidades. Nosso corpo produz esta vitamina através da exposição solar sem protetor. Se você está em quarentena aproveite alguns minutos de sol na varanda da sua casa.

 

- Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate.

 

- Vitamina A: está presente em alimentos de coloração alaranjada e verdes escuros como: cenoura, abóbora, batata doce, folhas de brócolis, brócolis, manga, couve. Também encontramos este nutriente no fígado, gema do ovo.

 

- Vitamina C: kiwi, goiaba, limão, laranja, abacaxi, morango, mamão, salsa

 

- Zinco: castanhas, amêndoas, cereais integrais, semente de girassol, semente de abóbora, cogumelos, semente de gergelim, agrião.

 

- Selênio: A castanha-do-brasil é o alimento mais rico em selênio conhecido até hoje. Outros alimentos, como cogumelos, alfafa, frutos do mar, fígado, rins, sardinha são considerados boas fontes.

 

- Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral, chá verde, gengibre, cúrcuma, alho

 

É importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar as medidas preventivas recomendadas.