#Saude
Em seis meses, foram realizadas 156 cirurgias de média e alta complexidade em pacientes de Nova Venez

Publicado em 29/07/2019 às 15:40 - Atualizado em 29/07/2019 às 16:09

O Governo Municipal de Nova Veneza através da Secretaria Municipal de Saúde divulga o balanço de cirurgias do primeiro semestre de 2019. Os dados referentes aos primeiros seis meses do ano apontam a realização de 156 cirurgias de média e alta complexidade em pacientes neovenezianos.

Os procedimentos cirúrgicos de média complexidade foram realizados nos hospitais da Região Carbonífera. Já as cirurgias de alta complexidade, nos hospitais São José de Criciúma; Regional de São José, e Celso Ramos, Universitário, Carmela Dutra e Nereu Ramos em Florianópolis. Todas as cirurgias foram realizadas totalmente pelo SUS, sem qualquer tipo de custo aos pacientes.

Atualmente, o município possui em fila de espera apenas de 36 pacientes para cirurgias de alta complexidade que são: ortopédicas, neurológicas, vascular, cardíacas, endovascular, entre outras, que estão no SISREG, um sistema on-line, gerenciado pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

A fila de espera é regulada pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. O agendamento destes procedimentos cirúrgicos não depende do município e nem da Região Carbonífera, são feitos exclusivamente pelo estado.

Mais de 600 cirurgias.

Desde o dia 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2019, o município já realizou 696 cirurgias com cobertura totalmente pelo SUS, o que corresponde a 4,8% da população do município.