Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza
Recicla Veneza já recolheu mais de 15 toneladas de materiais recicláveis

Publicado em 09/02/2021 às 12:59 - Atualizado em 09/02/2021 às 13:19


Créditos: Lucas Sabino Baixar Imagem

A iniciativa, ainda, contribui com a geração de renda e agricultura familiar de Nova Veneza

Com o objetivo de preservar o meio ambiente e diminuir o impacto do lixo descartado de forma irregular, o município possui o Programa Recicla Veneza. Que além de dar uma destinação correta aos resíduos, ainda ajuda a agricultura familiar. Desde o início da ação, em setembro do ano passado, já foram mais de 15 toneladas de materiais recicláveis recolhidos pela Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE).

Todas as terças-feiras, uma equipe da Fundação se instala no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Bairro Bortolotto, à espera dos moradores. Segundo o coordenador do projeto, Eduardo Milanez, desde o retorno das atividades, em janeiro, mais de 3 toneladas foram recolhidas. “Sabemos que ainda estamos no início do projeto, mas estamos muito felizes com a adesão dos moradores”, afirma.

Todos os materiais já devem chegar limpos e embalados, sendo que o vidro deve estar separados dos demais. Desta forma, eles são pesados e é gerado um valor para ser consumido na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove). “Essa é uma maneira que encontramos de incentivar as pessoas a reciclarem e também a fortalecer a agricultura familiar. Calculamos o valor por quilo de cada material e convertemos em um voucher para consumo na loja da Cooperativa”, revela Milanez.

Após a separação dos materiais, eles são destinados a galpão de reciclagem no próprio município. “Ao invés de mandar esses resíduos para outros municípios, procuramos destina-los para alguém que viva em Nova Veneza, assim conseguimos preservar o meio ambiente e gerar renda para outras famílias”, comemora o coordenador.

Mas antes de chegar os lixos no ponto de coleta, existe um trabalho de conscientização nas escolas, com panfletos e palestras para educar sobre a importância da reciclagem. Ainda, é realizado um trabalho de casa em casa, para orientar o que pode e o que não deve ser enviado para o Recicla.

O projeto está crescendo e o objetivo é criar outros pontos de coleta pela cidade. Uma das pessoas que recebeu a visita da FUNDAVE foi o Délcio Moretto, 58 anos, que mora no Caravaggio. “O pessoal da fundação passou lá pela empresa e explicou a ideia do projeto. Resolvi, então, contribuir porque tem uma destinação correta”, comenda.

Onde entregar?

Os profissionais da FUNDAVE estão todas as terças-feiras, das 7h00 às 13h, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ao lado da Escola Municipal Bairro Bortolotto.