Canteiros e praças bem cuidados colorem a cidade

Os milhares de turistas que visitam Nova Veneza todos os anos, antes de provarem os pratos típicos e conhecerem mais sobre a cultura da Capital da Gastronomia Típica Italiana, se encantam com os canteiros, calçadas e praças, que estão sempre floridos. Plantas como targetão, gerânio, sálvia e buxinho são algumas das espécies que proporcionam um espetáculo de cores para quem chega e frequenta as praças da cidade. Mas isso exige um trabalho cuidadoso para manter as mais de 5 mil mudas durante todo o ano.

No verão, os cuidados precisam ser redobrados, porque as plantas morrem com mais facilidade por conta do calor. Para isso, o município conta com um profissional exclusivamente para cuidar dos canteiros. E hoje, quem é o responsável por deixar as plantas saudáveis, é funcionário da prefeitura, Hilto Baldessar, que nos últimos 12 anos foi responsável pelo horto do município. “Agora estou cuidando dos canteiros, todos os dias faço a rega, tiro as que já podem ser substituídas e planto novas”, comenta.

Mas o jardineiro conta que não basta só colocar água nas plantas e que o trabalho exige muita dedicação, desde as primeiras horas do dia até o entardecer. “Além de molhar todos os canteiros e vasos, é importante colocar adubo para que as plantas durem por mais tempo e os jardins fiquem assim como estamos vendo, bem vivos”, disse Baldessar.  

Em diversos pontos da cidade é possível observar as lindas e coloridas flores nos passeios públicos. É o caso, por exemplo, ao longo da Rua dos Imigrantes, que no ano passado ganhou bancos, pergolados e vasos floridos.

A primeira dama de Nova Veneza, Neni Frigo, que de forma voluntária contribui para o embelezamento da cidade, comenta que existe uma preocupação muito grande em deixar o município cada vez mais bonito. “É uma preocupação nossa em ter a cidade sempre bem limpa e florida. E além dos turistas que se encantam, fazemos esse trabalho para que o próprio morador da cidade se sinta bem em andar por nossas ruas”, afirma.