Projeto Escola Amiga é encerrado com entrega de prêmios

A noite desta quinta-feira (16) foi de encerramento do Projeto Escola Amiga, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave). Ao longo de sete meses, as escolas foram incentivadas a promover boas práticas nas questões sociais e ambientais nas comunidades escolares. A cada atividade desempenhada, a instituição ganhava uma pontuação e as melhores pontuadas foram premiadas com notebooks, celulares, caixas de som e kits educacionais para serem utilizados ao longo do ano.

As escolas vencedoras, na categoria Ensino Fundamental foram: em primeiro lugar a Escola Bairro Bortolotto, seguida da Escola Municipal do Caravaggio e a Líbero Uggioni. Entre os Centros Educacionais, a grande campeã do projeto foi o C.E. Nonna Angelina Nazarri. A segunda colocação ficou com o Antonio de Cesaro Cavaler e o terceiro foi o Pingo de Gente.

O Presidente da Fundave, Juliano Dal Molin, destacou o envolvimento dos alunos. “Ver os resultados de cada escola é muito gratificante e prova que o nosso trabalho valeu a pena. Acredito que atingimos o nosso objetivo, porque foi uma competição saudável, onde as crianças contribuíram para melhorar as suas próprias escolas”, afirma.

O Secretário de Educação, Heriton Sandrini, avalia que a iniciativa foi muito positiva e enaltece os professores e alunos. “O mérito é das escolas que trabalharam o ano todo e criaram as atividades. Nós nos comprometemos com o prefeito e vice que o projeto seria bom e as ações mostram que foi um sucesso. E queremos que este projeto continue nas escolas por muitos anos, porque além de trabalhar temas que elas discutem em sala de aula, elas envolveram as famílias e toda a comunidade escolar, o que é muito importante”, comenta Sandrini.

A ação contou com a participação dos 1600 alunos das 12 instituições de ensino do município. “A educação tem um papel de destaque na nossa sociedade e temos que incentivar boas práticas nas escolas para melhorar a qualidade do ensino. A Escola Amiga foi uma iniciativa que deu certo e foi muito importante o engajamento das escolas. Cada uma vai levar para a sua instituição um equipamento que vai auxiliar nas aulas, de alguma forma. E é isso que queremos para as nossas crianças, conteúdos de qualidade e diferenciados para chamar ainda mais a atenção dos pequenos”, afirma o prefeito Rogério Frigo.