Programa de inseminação artificial auxilia produtores rurais de Nova Veneza

O Serviço de inseminação artificial da Secretaria de Agricultura de Nova Veneza tem auxiliado os produtores rurais do município a melhorarem a qualidade dos rebanhos de gado leiteiro e de corte, além de aumentar a renda das famílias que são beneficiadas pelo programa. Ao todo, a estimativa é que sejam feitos mais de três mil procedimentos por ano.

A partir do momento que o profissional é solicitado pelo produtor, a Secretaria fornece o sêmen e os materiais utilizados sem custos, ficando a cargo do solicitante apenas o custo de deslocamento do técnico. Atualmente são oferecidos sêmens de nove raças: holandês, hereford angus, red angus, Jersey, brangus, braford, charolez e brahman.

A prefeitura possui quatro bujões para o armazenamento dos sêmens e assim garante a conservação até o dia da inseminação. “Esse serviço é muito importante para os nossos produtores porque muitos deles não conseguem ter um animal reprodutor em suas propriedades. E oferecendo este serviço, a prefeitura facilita e diminui o custo destas propriedades”, enfatiza o Secretário de Agricultura, Edgar Preis.

Um dos técnicos da Secretaria, que realiza as inseminações, é Adriano Cambruzzi e destaca que o serviço é realizado em todo o município. “O produtor que necessitar deste tipo de serviço, é só entrar em contato conosco, na Secretaria, e solicitar o agendamento para podermos realizar o procedimento. Após a inseminação, leva 283 dias para a gestação”, destaca o profissional.