28° GAC de Criciúma realiza resgate histórico em Nova Veneza

O 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma, realizou a encenação do 1° Tiro de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em solo italiano, que ocorreu no ano de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. O ato foi realizado em um dos pontos turísticos mais visitados de Nova Veneza, as Casas de Pedra.

O Comandante do 28° GAC, tenente-coronel Brito Júnior, destacou que é essencial o resgate de atos históricos e homenagens a momentos marcantes de nossa história. “Hoje foi um dia marcante, de resgatar um momento histórico do exército brasileiro, o 1° Tiro de Artilharia da FEB em solo italiano. Queremos todos os anos relembrar momentos como este e manter viva a memória de todos, principalmente de nossas crianças, que estiveram aqui hoje e é um orgulho muito grande para gente ver eles tão fascinados e questionando sobre o ato”, ressalta o tenente-coronel do 28° GAC.

O prefeito Rogério Frigo participou do evento e ressalta a importância de o município sediar um ato tão significativo como este. “Foi um dia muito especial, poder acompanhar uma demonstração de como foi feito o 1° Tiro, na Segunda Guerra Mundial. Não imaginava receber esse presente para Nova Veneza. Me senti orgulhoso sendo prefeito neste momento e poder participar de um evento que representou um momento marcante na história mundial. Só tenho a agradecer ao Comandante do 28°GAC, tenente-coronel Brito Júnior e toda sua equipe”, pontua Frigo.

Alunos de escolas municipais e estaduais de Nova Veneza também participaram do evento. “Isso vai ficar marcado na nossa memória e nas nossas crianças. É fundamental você preservar e manter viva a história para as futuras gerações. É sempre importante que eles participem de atos como este”, finaliza o chefe do executivo.