Nova Veneza é tema de trabalho em colégio de Florianópolis

A turma do 5° ano do Colégio Paulo Freire, no município de São José, na Grande Florianópolis, realizou um trabalho contando a história da Capital da Gastronomia Típica Italiana, Nova Veneza. Auxiliados por uma professora, eles pesquisaram sobre o município e se encantaram com as belezas naturais, gastronômicas e culturais da cidade. E para conhecer mais sobre o pedacinho da Itália, no Brasil, a escola convidou representantes do município para visitar a instituição. E o encontro ocorreu nesta quinta-feira (23), com direito à presença dos personagens mascarados, tradicionais no Carnevale Di Venezia.

O vice-prefeito Élzio Milanez liderou a comitiva à capital do estado e destacou o interesse dos alunos pelo assunto. “Conseguimos perceber o brilho no olhar dos alunos quando contamos as histórias da nossa cidade, estavam muito interessados em conhecer mais. Vi que três alunos já conheciam Nova Veneza, mas depois dessa visita acredito que a maioria vá incentivar seus pais a conhecerem nosso município. Foi uma visita que me deixou muito orgulhoso, em saber que Nova Veneza é vista de uma maneira tão linda por outras pessoas fora do nosso município”, pontua Milanez.

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi, quis levar um pouco da Festa da Gastronomia, que há dois anos não foi possível ser realizada, em função da pandemia. Ela pontua que é fundamental essa aproximação e conexão com outros municípios. “Trouxemos nossa história, levamos o Carnevale para eles verem de perto. É muito importante essa aproximação e também mostra que Nova Veneza é um exemplo para outros municípios, que conseguimos através da nossa cultura encantar pessoas do Brasil todo. Foi uma visita que só nos mostra que estamos no caminho certo em preservar a nossa cultura e tradições”, comenta.

A professora Arani Andrade Lacerda foi quem auxiliou a turma nas pesquisas e explica que o projeto era para contar a história de um município do Sul do estado que tinha uma grande festa. Ela também ressalta que os alunos ficaram muito empolgados após saber da visita da comitiva ao colégio. “Houve a necessidade de estudar o município, a arquitetura, colonização e dentro disso o convite à Prefeitura para que viessem nos visitar. Eles ficaram muito ansiosos após a confirmação da visita de representantes da cidade pesquisada na nossa escola. E isso só enriqueceu o trabalho. Acabou aflorando em todos os alunos a vontade de conhecer a cidade, nós só temos a agradecer esse momento especial, foi um projeto de doação, as pessoas que vieram até nós doaram um pouco de si”, explica a professora.