Museu do Imigrante recebe exposição fotográfica

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza junto com o fotógrafo José Luiz Ronconi, irá promover uma exposição de fotos produzidas pelo artista neoveneziano. A mostra será aberta na próxima quinta-feira (19), junto com o lançamento do livro “Rastros”, no Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca, a partir das 19h. Os trabalhos ficarão expostos para o público durante 30 dias.

O livro conta, através das fotografias em preto e branco, o cotidiano do interior da cidade e tem o objetivo de provocar nas pessoas as lembranças de convivência nestes locais. “São fotos do interior do município, de casas, propriedades, ambientes externos e internos, fotos atuais de casas antigas. Ambientes de convivência das pessoas antigamente, dos descendentes. São locais que contam histórias de vida, heranças do passado que ainda vivem na memória das pessoas. As fotos mostram uma pequena parcela do nosso patrimônio”, pontua Ronconi.

Ronconi adianta ainda que há muito que se identificar e registrar no município. “O trabalho não para por aí. É um trabalho de registro que pretende ser contínuo, visto que muito do nosso patrimônio cultural ainda carece de registro. Temos muito para registrar antes que se perca”, enfatiza.

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, explica que o fotógrafo foi contemplado com o Prêmio Aldir Blanc, em 2020, para produção do livro. “A lei permitiu que vários artistas locais produzissem cultura, e a Secretaria sempre se coloca como parceira, para que o maior número de pessoas tenha acesso a esses produtos culturais que estão sendo criados através dessa lei. Então a exposição é uma forma de oportunizar a todos os cidadãos a terem acesso àquilo que foi criado pelo José Luiz Ronconi através do livro”, pontua a secretária.

Para quem quiser conhecer o trabalho, as fotos estarão disponíveis de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. E nos finais de semana, das 10h às 12h e das 13h às 17h.