Alunos produzem origamis junto às famílias

O Tsuru é um dos origamis mais tradicionais na cultura japonesa e representa saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna. E produzir as aves de papel foi uma das atividades realizadas na Escola Bairro Bortolotto, durante a Semana Municipal da Família. As crianças levaram os papéis para casa para produzirem com as suas famílias.

A diretora da Escola, Jussara Sávio, comenta que a iniciativa contou com a participação de todos os 403 alunos da instituição. “Junto com a confecção dos origamis, incentivamos os alunos a desejarem algo e todos concordaram que o que todos querem, neste momento, é o fim da pandemia e o retorno de todas as crianças para as salas de aula”, comenta.

Além de ser uma atividade que tem a ideia de integrar toda a família, a produção do tsuru também despertou interesse das crianças pelas disciplinas. “As famílias são a base de tudo e ter estas interações são fundamentais para os pais acompanharem o desenvolvimento dos filhos. Sem contar que para fazer uma arte dessas, é necessário concentração, disciplina e também envolve matemática porque são necessárias 20 dobras para se chegar ao resultado final”, explica Jussara.

Os pais foram convidados a realizarem a atividade e um deles foi o Volnei Frigo Amboni, que junto com a filha Maria Gabriela, confeccionaram três pássaros. “Foi uma atividade muito interessante, porque foi mais um momento para estarmos perto dos nossos filhos. E claro, uma forma de voltarmos a ser criança”, conta.