Secretária de Saúde reforça testes de hepatite nesta semana

No dia 28 de julho, na próxima quarta-feira, é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais. A data reforça a importância da prevenção e controle dessa doença que tem aumentando o número de casos em todo o mundo. E a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Veneza estará realizando testes durante toda a semana.

“Esses testes já são disponibilizados nas unidades de saúde, essa semana vamos intensificar os testes de hepatite B e C, para aqueles que têm interesse em realizar. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa”, pontua o secretário de Saúde, César Pasetto.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser provocada por vírus, remédios, drogas, álcool, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. “A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública e sua imunização ocorre em três doses”, explica a enfermeira da vigilância epidemiológica de Nova Veneza, Paula Pokamaja.

E entre as recomendações para evitar a transmissão da doença é evitar o compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha para não haver contágio por sangue, utilizar preservativo, pois é uma infecção sexualmente transmissível e a transmissão também pode acontecer durante a gravidez e o parto.