Crianças aprendem sobre cultivo de horta e alimentação saudável

Existem várias formas de ensinar as crianças a terem uma alimentação saudável e o respeito com a natureza. Em Nova Veneza, através do projeto Escola Amiga, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente (FUNDAVE), as crianças aprendem colocando as mãos na terra. No Centro Educacional Bairro Bortolotto os alunos do Jardim I A estão aprendendo sobre o plantio da alface.

A ideia começou no início do mês de junho, onde as crianças foram conscientizadas sobre a preservação e atitudes ecologicamente corretas. “Então, a partir deste período começamos a sensibilizar as crianças sobre o plantio dos alimentos. Além de incentivar eles a terem uma alimentação saudável”, explica a professora Carolini Zanette Bonfante.

As crianças foram estimuladas a plantar as sementes em sala de aula e todos os dias realizar os cuidados necessários para o desenvolvimento da planta. “Diariamente elas observavam a germinação e crescimento e quando a muda chegou a um estágio mais avançado, eles a levaram para casa. Desta forma, queremos que as crianças façam essa interação em casa, porque os pais são as referências para eles e é importante que eles vejam que toda a família também se preocupa com as questões que abordamos em sala de aula”, explica a educadora.

A diretora do Centro, Renata Panato Ronconi, conta que as crianças gostam de se envolver com as atividades e que praticar a jardinagem com elas, estimula elas a desenvolverem outras habilidades. “Este envolvimento entre família e escola proporciona e enriquece ainda mais as experiências e a aprendizagem das crianças”, comenta.

Projeto Escola Amiga

O programa Escola Amiga está sendo desenvolvido com as escolas da rede municipal. As instituições realizam atividades como implantação da coleta seletiva, compostagem, horta escolar, arborização, coleta de pilhas e eletrônicos e utilização dos materiais educativos da Fundave. As atividades serão avaliadas e ao chegar no fim do ano letivo, as escolas com as melhores pontuações receberão uma premiação.