Alunos criam mural artístico em homenagem ao Distrito de Caravaggio

A turma do 9° ano da Escola Municipal do Caravaggio está realizando um projeto intitulado “Arte que conta a história e constrói o futuro”. Nos muros da instituição os alunos desenham a história e a cultura do Distrito. Nas ilustrações, os jovens eternizam a origem e as memórias da comunidade, além de projetarem no mural o que desejam para o futuro.

A responsável por coordenar os alunos na atividade é a professora Neusa Milanez, que ressalta a importância em manter viva a história e a cultura para as crianças. “Conhecer e compreender a história do local onde vivemos é algo muito importante, pois nos conecta com o outro e com o mundo. Foi pensando nisso que resolvemos explorar um pouco sobre essas origens e também investigar e dar visibilidade ao olhar dos nossos jovens para o futuro”, pontua a professora.

Neusa ainda explica que a turma trabalhou em equipe para desenvolver o mural. “Cada aluno criou um esboço de um desenho, se reuniram para falar sobre as ideias que cada um teve, construíram todas as etapas juntos. Isso é motivo de orgulho também, ver todos muito engajados em um projeto que agente propôs para eles, e trabalharam unidos para isso acontecer, teve esse espírito de equipe”, comenta.

Isabele Gonçalves, de 14 anos, conta que a turma conseguiu trabalhar em equipe. “Nosso trabalho está ficando lindo, é uma honra poder participar de um projeto como esse, trabalhar em equipe com os colegas pra fazer esta obra de arte. Isso foi o mais gratificante da atividade, poder ver que conseguimos fazer algo muito bacana juntos”, enfatiza a aluna.

Antes de começarem a pintar o muro, a turma foi incentivada a conhecer mais sobre os patrimônios culturais referentes ao distrito de Caravaggio. Compreender como surgiu a comunidade e mostrar em forma de desenho como imagina o distrito daqui a 20 anos. “Foi uma atividade que a gente sentiu que os alunos gostaram de fazer, que se dedicaram para que desse certo. É importante, pois nosso município tem vários lugares lindos e ver que podemos eternizar em uma parede esses lugares, momentos e também o que eles esperam para o nosso futuro, é fundamental”, pontua o diretor da escola, Fernando Farias Topanotti.

A escola contou com o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que foi a responsável pela doação das tintas que os alunos utilizaram para a produção do mural.