Programação especial marca aniversário de Nova Veneza

Nova Veneza comemora no próximo dia 21 de junho o aniversário de 130 anos de colonização e 63 de emancipação política administrativa. Será mais um ano atípico, devido a pandemia, onde não será realizada a tradicional Festa da Gastronomia organizada pela prefeitura. Mas nem por isso a data passará em branco.

As festividades começam no sábado (19), com o tradicional corte do bolo, na Rua dos Imigrantes, foi totalmente revitalizada e será entregue oficialmente para os moradores, às 9h45. “Essa rua nós já concluímos, mas queremos entregar de forma oficial para a comunidade. É uma via que ficou muito bonita, com pavimentação, calçadas, pergolados com mesas, onde os turistas e os cidadãos de Nova Veneza já podem utilizar”, comenta o prefeito Rogério Frigo.

A partir das 14 horas, o Padre Ezequiel Dal Pozzo, iniciará o seu show itinerante pelo município. O religioso vai iniciar a apresentação, em cima de um trio elétrico, no Distrito do Caravaggio, passando pelas principais vias de São Bento Baixo e finalizando na praça central da cidade. “Nosso desejo era fazer uma festa como todos estão acostumados. Mas, infelizmente, não podemos realizar devido a pandemia. Mas não vamos deixar passar em branco. O show do Padre Ezequiel vai levar, até os moradores, uma palavra de esperança com toda a segurança que o momento exige”, pontua Frigo.

Ainda, uma exposição fotográfica, intitulada “Nossos trabalhos, nossas conquistas”, será montada na Praça Humberto Bortoluzzi, mostrando 18 cidadãos neovenezianos que representam os ofícios da cidade. “Queremos contar a história da nossa colonização através das próprias pessoas que trabalharam e construíram esta cidade. E nessa exposição convidamos pessoas que deixaram as suas marcas no nosso município”, explica a secretária.

No sábado também será realizada a tradicional escolha da corte da festa, que será feita de forma online, através das redes sociais da Secretaria de Cultura. Já na segunda-feira (21), no dia do aniversário da cidade, será feriado e será realizada a alvorada festiva com a banda do 28º GAC de Criciúma, a partir das 7 horas.

Confira a programação:

Sábado (19)

9h30 – Corte do bolo de aniversário

9h45 – Entrega da Rua dos Imigrantes

14h30 – Show itinerante do Padre Ezequiel Dal Pozzo

19h – Escolha da Corte da Festa da Gastronomia Típica (Evento será feito de forma virtual)

Segunda-feira (21)

7h00 – Alvorada festiva com a Banda do 28º GAC, nas ruas centrais de Nova Veneza.